Pastoral da Criança

É uma das pastorais mais conhecidas no Brasil e em todo o mundo, pela vida de milhões de crianças que já salvou e recuperou. Foi criada no Brasil, no ano de 1983. Em nossa Paróquia temos a Pastoral da Criança em 3 comunidades: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Sagrado Coração e Santa Rosa de Lima. Ao todo, são 17 pessoas atuantes, entre líderes e apoio. Um aspecto muito importante é que a Pastoral da Criança embora sendo um serviço da Igreja Católica, suas ações são ecumênicas.

Atividades:

1- Visita domiciliar: às crianças e suas famílias; verificar as questões de saúde das crianças; se a vacinação está em dia; indicadores de oportunidade e conquista, ou seja, se as crianças têm espaço para brincar, se estão sofrendo violência, etc.

2- Celebração da Vida: acontece na comunidade, todos os meses. Sempre tem um tema próprio; neste dia também se dá o acompanhamento nutricional e a verificação do IMC (índice de massa corpórea – se a criança está crescendo de acordo com o peso e a altura); a cada 3 meses é feita a pesagem de cada criança.

3- Reunião de reflexão e avaliação: com as líderes, pessoas de apoio, coordenadoras da Pastoral da Criança e da Comunidade; esta reunião é aberta a todas pessoas interessadas.

 

Coordenadora e Coordenador: - Elisa Fanger

                                                        - Sebastião Pacheco