Pastoral da Saúde

“Eu estava doente e vocês cuidaram de mim” (Mateus 25,36). O amor, o cuidado, a atenção, o toque, a cura para com os enfermos, foram um dos gestos mais constantes na vida de Jesus. De fato, a dor física, o sofrimento, sem contar o preconceito e a insegurança que a doença traz, colocam a pessoa enferma em uma situação de profunda compaixão. Quem de nós já não se encontrou doente alguma vez, e sentiu na pela, no corpo, o medo, a dor e até mesmo a proximidade da morte?

            Por isso, a Pastoral da Saúde é o serviço da Igreja que transmite esperança, fortaleza e fraternidade junto às pessoas que se encontram enfermas, nas mais diversas situações físicas, psicológicas e espirituais. É a presença de Jesus e da comunidade cristã junto aos que precisam de saúde.

            Nossa Paróquia conta com diversos Ministros, Ministras e Agentes da Pastoral da Saúde, que regularmente e com frequência visitam os enfermos e idosos, em suas casas e nos hospitais. Transmitem a fé, que é sempre presença de Deus e, por isso mesmo, de coragem e esperança. Rezam junto aos enfermos e idosos e com suas famílias. Empenham-se em conseguir medicamentos, marcar consultas, acompanhar os enfermos e enfermas junto aos hospitais e centros de recuperação. Levam Jesus presente na Eucaristia. Participam de encontros de formação e espiritualidade, em diversos níveis, para melhor se capacitarem. Atuam junto ao pároco, que também, nas visitas, administra os Sacramentos da Unção dos Enfermos e do Perdão.

            Precisamos estar ainda mais articulados com os Conselhos de Saúde, para as grandes lutas pelos direitos de toda a população, nesta área fundamental da vida, querida por Deus: a saúde de todas as pessoas.

            Duas vezes por ano temos uma Missa com participação especial de enfermos e idosos. Sempre dispomos de condução para levá-los até a Comunidade São João Batista, cujo espaço é maior para recebê-los. Durante esta missa, as pessoas enfermas e idosos que quiserem recebem o Sacramento da Unção dos Enfermos. Após a Missa, há uma confraternização com todos.

Coordenadoras: - Andréa Rodrigues Guimarães

                              - Solange Neri Neves