Pastoral do Dízimo

O dízimo é a melhor forma de partilha, contribuição e manutenção para com a comunidade. É o gesto de corresponsabilidade e de comunhão com a Igreja. Não é pagamento; dízimo não é esmola, porque ninguém dá esmola para o que é seu. A comunidade é de todos nós, faz parte da nossa vida. Portanto, dízimo não é esmola para a comunidade. É gesto de amor e gratidão para com Deus; é partilha de vida e coração para o bem da comunidade.

            Como Igreja Católica, não fixamos um valor do dízimo. Deus olha a generosidade do coração que partilha, e não a quantidade máxima ou mínima que se deve oferecer. Lembremo-nos da viúva pobre, que depositou duas pequenas moedas no Tesouro do Templo. Disse Jesus: “Eu garanto a vocês: esta viúva pobre depositou mais do que todos. Pois todos os outros depositaram do que estava sobrando para eles. Mas a viúva, na sua pobreza, depositou tudo o que possuía para viver” (Lucas 21,3-4).

            Cada comunidade tem uma pessoa ou equipe responsável pelo Dízimo. No mês de novembro realizamos uma campanha para maior conscientização sobre o dízimo. No último final de semana de cada mês, rezamos, de modo especial, uma prece como gratidão a todas as pessoas e famílias dizimistas das nossas comunidades.

            Quem quer ser dizimista pode procurar alguma pessoa da Equipe do Dízimo da Comunidade, que está sempre presente para dar informações e receber a contribuição.

 

Coordenadores: atualmente a Paróquia está sem coordenadores da Pastoral do Dízimo.