QUARTA-FEIRA DE CINZAS

“Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”. (Jl 2, 12-13)

 

Hoje (14), celebramos a quarta-feira de cinzas, dia que dá início ao Tempo da Quaresma.
A quaresma é tempo de conversão, de mudança de vida, tempo em que a Igreja nos chama a se recolher para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal. Uma das práticas que nós somos chamados a viver durante este tempo da Quaresma, e em toda a nossa vida, é a prática do jejum e da penitência. Mas o jejum e a penitência, juntamente com a oração, só assumem sentido em nossa vida quando se voltam para a caridade, para o cuidado com o nosso próximo. Porque, muitas vezes, o nosso jejum é meio hipócrita. Nós deixamos de comer, fazemos longas orações, mas não sabemos perdoar a quem está ao nosso lado, nós colocamos um jugo muito pesado em nosso próximo; nós somos duros, injustos com as pessoas. O jejum e a oração precisam fazer de nós pessoas mais caridosas, afetuosas e ternas umas para com as outras!

Neste dia também se inicia a Campanha da Fraternidade, que este ano nos convoca a refletir e levantar ações para superar a violência e despertar em nossos corações o sentimento da fraternidade, de sermos irmãos, e estreitarmos os laços para lutar a favor da vida.

Não esqueçam: Quarta-feira de Cinzas, terá Missa na Comunidade Matriz às 20h, e Celebração nas demais comunidades.

Uma santa quaresma à todos!


Deixe um comentário