Prioridades

A Assembleia Paroquial realizada no dia 12 de fevereiro de 2017 aprovou quatro Prioridades Pastorais para toda a Paróquia, a saber:

Missão

Prioridade “Missão”: deve ser o ponto de partida de toda a vida da Igreja. Jesus nos pediu: “Vão pelo mundo todo e a todos anunciem o Evangelho” (Marcos 16,15). Portanto, “a Igreja existe para evangelizar”. Como batizadas e batizados, todas e todos somos chamados a ser discípulas e discípulos missionários de Jesus. IR ao encontro das pessoas, SAIR de nós mesmos, visitar as diversas realidades, ser presença de vida, de amor e justiça, e ajudar a transformar e construir o mundo conforme o projeto e o sonho de Deus! Temos dado alguns passos neste sentido, pequenos, mas significativos! Estamos aprendendo a ser discípulos, discípulas-missionários/as. E queremos ser sempre mais.

ATIVIDADE: No mês de julho e, agora, em agosto, visitamos as famílias das crianças que celebraram a Primeira Eucaristia, como gesto de amizade fraterna, de comunhão e Igreja que somos. As crianças estão sempre conosco. Queremos, também, ser presença de Jesus Cristo junto às suas famílias. No mês de setembro, é nossa intenção visitar as famílias dos jovens crismandos e crismandas, que no dia 1º de outubro receberão o Sacramento da Crisma. Ser, também, presença de vida, amor e esperança junto a seus familiares. E, até o final do ano, teremos de forma organizada a presença missionária, junto às famílias que tiveram parentes falecidos, para sermos um sinal e presença de fé, consolo e esperança junto aos que sofrem, pela saudade e a falta das pessoas que tanto amaram…

COORDENADORAS DESTA PRIORIDADE:

  • Jandira Ribeiro Garcia
  • Liezenise de Oliveira Cunha (Nice)

Participação / Acolhimento

Prioridade “Participação – Acolhimento”: houve um tempo que a Igreja era muito piramidal, de cima pra baixo, centrada apenas no papa, nos bispos e nos padres. Fomos aprendendo com o Concílio Vaticano II, com as Conferências Episcopais Latino-Caribenha-Americananas de Medellín (1968), de Puebla (1979), de Santo Domingo (1992) e de Aparecida (2007), que a Igreja é toda vocacional, ministerial e, portanto, participativa, de comunhão. Todas e todos somos chamados a atuar, participar, contribuir, em conjunto, corresponsavelmente, pela vida e atuação da Igreja, pois ela é a grande Assembleia de todos os batizados e batizadas, no mesmo Deus Uno e Trino.

O Papa Francisco tem nos feito este grande apelo: superar uma Igreja clericalista, para construir uma Igreja toda Povo de Deus; afinal, na Igreja “comum é a dignidade dos membros; comum a graça de filhos; comum a vocação à perfeição; nenhuma desigualdade existe em Cristo e na Igreja, por motivo de raça, ou de nação, de condição social ou de sexo […]. Reina entre todos verdadeira igualdade no que respeita à dignidade e à ação comum do conjunto dos fiéis para a edificação do Corpo de Cristo” (Concílio Vaticano II, LG,32). Como comunidade paroquial, queremos aprender e crescer sempre mais neste sentido.

Em relação ao acolhimento somos chamados a acolher, da melhor forma, com o máximo de bondade, carinho, atenção e misericórdia todas as pessoas, em suas mais diferentes culturas e realidades.

ATIVIDADE: como Prioridade Paroquial, temos procurado acolher muito bem todas as pessoas em nossas comunidades. Queremos, como um primeiro passo, envolver, de forma concreta, para uma convivência fraterna e prática pastoral na vida da comunidade, as irmãs e irmãos que já frequentam regularmente as nossas celebrações eucarísticas e da Palavra, mas que ainda não têm um engajamento na vida eclesial. Diversos gestos e passos deverão ser assumidos, progressivamente, neste sentido.

COORDENADORA DESTA PRIORIDADE:

  • Maria de Lourdes Santucci

Jovens

Prioridade “Jovens”: o mundo dos jovens é de uma imensa beleza e riqueza: pela própria idade que vai se abrindo como flor; pela novidade das descobertas da vida e sua criatividade; a sensibilidade pelas questões sociais e o consequente desejo de transformar o mundo, pelas vias do amor, da justiça e da paz… Os rostos das jovens e dos jovens, de modo geral, refletem o rosto sempre jovem de Jesus!

No mundo complexo em que vivemos a pastoral dos jovens e com os jovens é cada dia mais desafiadora. Muitos horizontes se descortinam; diversos caminhos são propostos. O que fazer? Por onde começar? Como despertar os jovens para a vida cristã e o alegre compromisso de ser “sal da terra e luz do mundo”? As perguntas se multiplicam e se aprofundam… Encontrar respostas, bem sabemos, nem sempre é fácil. Mas os jovens sempre trazem esperanças, sonhos, ousadias e resistências diante das marés e ventos contrários.

ATIVIDADE: em nossa Paróquia há um grupo de jovens que se reúne todos os domingos, das 10h00 às 12h00, na Comunidade São João Batista. O grupo reflete sobre os conteúdos da nossa Fé e relaciona estes conteúdos com a vida do dia a dia e seus desafios. É um grupo pequeno,mas firme! Tem procurado alguns caminhos concretos de ação. O grupo conta com você, jovem, com sua amizade e participação!

COORDENADORES DESTA PRIORIDADE:

  • Isabela Fuzetti
  • José Eduardo Paiva de Alencar

Comunicação

Prioridade “Comunicação”: cada vez mais o mundo vive permanente e imediatamente informado sobre tudo o que acontece, graças às fantásticas redes de comunicação, em todos os níveis sociais e culturais. As pessoas cada vez mais estão informadas e constituem elos, redes de comunicação. Há um forte e intenso desejo de notícia, de informação e formação; de saber, de aprender e apreender o que mais se aproxima da verdade dos fatos, dos acontecimentos. O que se dizia há algumas décadas atrás – Seremos uma aldeia global – , temos hoje, em poucos segundos, o mundo na palma das nossas mãos! Mesmo assim, muitas pessoas se sentem e vivem em completa solidão, incomunicáveis! Que desafio!

Vale lembrar que a palavra Evangelho, mesmo antes de sua aplicação e sentido cristãos, que dizer boa notícia. Em um mundo marcado por tantas e sucessivas tragédias, formas tão graves e constantes de violência, de corrupção e maldades, somos chamados a ser e a comunicar o Evangelho da Vida a todas pessoas.

ATIVIDADE: nossa Paróquia constituiu este ano uma Equipe de Pastoral da Comunicação. Relacionamos uma série de iniciativas para uma melhor comunicação em nossa Paróquia e de nossa Paróquia com todo mundo; afinal, comunicação é rede de experiências, de vivências, de saberes e buscas, de culturas e caminhos…

Como um primeiro gesto concreto desta equipe, foi elaborado um questionário para todas e todos os agentes de pastoral da Paróquia = 306 pessoas. 152 responderam (49,6%). A grande maioria respondeu que seria muito bom a Paróquia desenvolver um site. A equipe, então, de forma prática, assumiu esta iniciativa. Estamos lançando no dia 29 de agosto, Dia do Martírio de São João Batista, o site da Paróquia, como forma direta, ampla e imediata de comunicação. Será um instrumento a mais para facilitar o maravilhoso serviço de Evangelização!

COORDENADORA DESTA PRIORIDADE:

Miriam C. Farina Pereira