MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BATISTA E 43 ANOS DE INSTITUIÇÃO DA NOSSA PARÓQUIA

Dia 29 de agosto a Igreja celebra o martírio de São João Batista, único santo da Igreja, além do próprio Jesus e a Virgem Maria, do qual se celebra tanto o nascimento (24 de junho), como a sua morte.

João Batista foi o último dos profetas e fiel à Deus até a morte. João denunciava as situações irregulares e convidava o povo à mudança de vida.

Padre Paulo Ricardo, em sua homília diária , nos ajuda a refletir sobre a força e a coragem de João Batista para denunciar essas irregularidades, mesmo sabendo dos perigos que corria:

Mas donde veio ao Precursor a força para dar esse testemunho, mesmo sabendo do risco de indispor-se com as autoridades locais? “A resposta é simples”, diz o Papa Bento XVI: “da relação com Deus, da oração” (Audiência geral, 29 ago. 2012). Da oração, em primeiro lugar, de Zacarias e Isabel (cf. Lc 1, 13), cuja esterilidade foi fecundada pelo Senhor (cf. Lc 1, 7.36) para que daí brotasse, não um caniço agitado pelo vento nem um homem delicado, vestido de peles finas (cf. Mt 11, 7-8), mas o maior dos profetas nascidos de mulher, um espírito forte, provado nas regiões desertas (cf. Lc 1, 80), todo entregue ao “contato permanente com Deus”. Foi nesta intensa vida interior e de trato íntimo com Deus que o Batista, sempre fiel à moção da graça divina, forças para não ceder às pressões do ambiente, para não transigir em questões morais, para não sucumbir à tentação da fama, às solicitações dos poderosos, à irrisão dos incrédulos. Que o santo Precursor de Cristo nos ensine a ter um pouco de sua vida de oração, a qual nunca é perder tempo nem roubar espaço a atividades “mais produtivas” (cf. Bento XVI, opcit., in fine), porque é só rezando e pedindo o auxílio da graça que teremos força para dar testemunho daquele que é a Verdade ontem, hoje e sempre.

Temos imensa alegria de conviver numa comunidade de Fé e levar o nome deste, que é o precursor de Jesus Cristo.
Para refletir ainda mais a vida e o testemunho de intensa comunhão com Cristo, convidamos a todos para celebrar conosco o martírio de São João Batista e agradecer à Deus pelos 43 anos de instituição da nossa Paróquia.

HOJE, 29 de agosto (quarta-feira), às 20h00, na comunidade São João Batista, Avenida das Amoreiras, 6360 – Campinas/SP.


Deixe um comentário