1º domingo do Advento

Ontem iniciamos um novo tempo para a Igreja, o tempo do Advento, o início do calendário litúrgico. Advento significa vinda, chegada. Tempo de preparo para a vinda, para  a chegada do Menino Jesus, do nosso Salvador.

Assim como preparamos a casa, os presentes, os objetos para a chegada da nova criança que vai nascer, assim também é para a Igreja, no tempo do Advento. Preparamos nossas casas, os enfeites, e não podemos nos esquecer, do MAIS importante, devemos preparar o nosso coração para receber, para a colher o Menino Deus, que vem trazer Esperança para nossa vida e nossos corações. É o tempo de renovação, de limpar o coração de toda mágoa, todo rancor, é tempo de perdoar e de pedir perdão. Assim como realizamos a faxina de final de ano, tirando de nossos armários tudo o que não usamos, tudo aquilo que não é útil para nós, devemos tirar de nossos corações todo o peso que nos entristeceu neste ano, tudo o que nos impediu de seguir em frente, de ser uma pessoa melhor. Tempo da Penitência, da Conversão!

A palavra de Jesus, no Evangelho (Mc 13,33-37), lembra-nos da necessidade de vigilância contínua sobre nosso comportamento:

“Vigiai: não sabeis quando o dono da casa vem. Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando. Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”

Essa é reflexão que a Igreja quer que façamos: nossa vida, neste mundo, é passageira. Devemos “caminhar entre as coisas que passam, abraçando só as que não passam”. Teremos um dia de prestar contas a Deus da vida que d’Ele recebemos, e este dia Jesus disse que “vem como o ladrão”, de maneira inesperada.

Vigiai!

Desejamos a todos um rico Advento, que possamos viver uma intensa mudança de vida, de atitudes. Que possamos renascer junto com Jesus neste Natal.


Deixe um comentário