ORAÇÃO DA MANHÃ 04 de maio – 2ª-feira

ORAÇÃO DA MANHÃ 04 de maio – 2ª-feira

Irmãs e irmãos queridos no Senhor: bom dia! Hoje e amanhã continuaremos meditando o Evangelho de Jesus, O Bom Pastor. Ele nos conhece profunda e intimamente, como o pastor conhece as suas ovelhas. E cuida de cada uma e de todas as ovelhas, com o máximo de carinho, zelo e amor. O Salmo que vamos rezar é o mesmo de ontem, em outra versão. Neste tempo tão sofrido que estamos vivendo, vamos nos sentir seguros, amadas e amados no colo do Senhor, carregados, com toda ternura, nos ombros do Bom Pastor…

1. Sinal da Cruz: em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Aleluia!

2. Salmo 23 (22) Antífona: O Senhor é meu Pastor, nada me pode faltar. Onde houver muita fartura, Ele aí vai me levar! Para as fontes de água fria Ele vai me conduzir; eu repouso e ganho força, e vontade de sorrir. Por caminhos bem traçados, Ele me faz caminhar; nas passagens perigosas, Ele vem me acompanhar. Me prepara mesa farta, do inimigo invejar. Vem, me abraça e põe perfume, faz minha taça transbordar. Me acompanha noite e dia tua força e teu amor; vou morar na tua casa, toda a vida, meu Senhor. Glória ao Pai, glória a seu Filho, glória ao Espírito Divino. Ao Pastor de nossas vidas, ofertamos este hino. Antífona: O Senhor é meu Pastor, nada me pode faltar. Onde houver muita fartura, Ele aí vai me levar!

3. Evangelho do dia – João 10, 11-18 => O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas [ após a leitura do Evangelho, silêncio para meditar a Palavra da Salvação ]  Para compreender melhor este Evangelho, sugerimos a leitura do Profeta Ezequiel 34, 1-10  Agora, se você estiver só ou com mais pessoas de sua casa, vamos conversar: – Quem são os mercenários de que fala Jesus no Evangelho? E quem podem ser os lobos que atacam as ovelhas? ( tempo para partilhar ) – Quais são as “outras ovelhas”, a que Jesus se refere no versículo 16? ( tempo para partilhar ) Breve conclusão: “Deus era chamado Pastor de seu povo. Ele devia dar ao povo, nos tempos da espera de um Messias, um pastor de sua escolha. Jesus, declarando-se O bom Pastor, se manifesta ao povo como O Messias que o povo tanto esperava”. Na bíblia, o conhecimento não é algo intelectual, relacionado à inteligência racional. Mas “conhecimento” é uma experiência; é experiência de uma presença, que desabrocha sempre em amor. Ou seja, conhecer é experimentar, é amar. Conhecimento = AMOR, EXPERIÊNCIA, PRESENÇA. Portanto, quando Jesus fala: “Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem”, Ele está dizendo: “Amo as minhas ovelhas; estou presente na vida delas; elas também me amam e estão presentes em mim”. Quando Ele afirma: “O Pai me conhece e eu conheço o Pai”, Jesus está nos dizendo: “O Pai me ama e Eu amo o Pai”; “O Pai está presente em mim, e Eu estou presente no Pai”. É uma vida de comunhão, de mútuo amor, de pertença de um ao outro. E este amor, esta presença mútua acontece na doação da vida: quem ama se doa, se entrega, nada guarda para si mesmo: “O bom pastor dá sua vida por suas ovelhas”.

4. Centemplação

Vamos ficar um instante em silêncio, em atitude de contemplação, sentindo o amor de Deus por nós, e nosso amor para com Ele. (silêncio… momento humilde de oração…)

5. Preces

Resposta após cada prece: Jesus, O Bom Pastor, atendei-nos.  Senhor, para que todas as pessoas aprendam a amar conforme o seu amor. Rezemos.  Senhor, que possamos doar a nossa vida, a cada dia, com gestos de bondade, de caridade, de compaixão e misericórdia pelo próximo. Rezemos.  Senhor, tende compaixão de nós neste tempo de pandemia, em que tanta população está morrendo e aumento os enfermos. Protegei os profissionais de saúde; e iluminai os responsáveis pela economia das nações, para que as formas concretas de ajuda cheguem mais rapidamente a todos que estão tanto precisando. Rezemos.  Senhor, pela situação política do nosso país. Que todas as instituições se mantenham firmes no regime da Democracia e nos valores a ela relacionados. Que a paz prevaleça sobre a violência, o diálogo e o entendimento sobre o autoritarismo e o terror. Rezemos.  Outras preces espontâneas.

6. Pai Nosso… Ave Maria… Glória…

7. Oração neste tempo de pandemia

Ó Deus, / Fonte de vida e princípio do bem viver. / Neste momento de sofrimentos e dificuldades, / inspirai-nos palavras e ações, / para confortar as pessoas vítimas dos males que atingem a nossa Terra. / Iluminai os pesquisadores, cientistas e técnicos, / para que descubram caminhos de cura e superação de tantas enfermidades. / Despertai, Senhor, / por vossa graça e misericórdia, / uma nova humanidade, / em meio a tantas graves tribulações, / resplandecendo “um novo céu e uma nova terra”. / Amém.

8. Canto: Sou bom Pastor (pode ser rezado):

Sou bom pastor, ovelhas guardarei, não tenho outro ofício, nem terei. Quantas vidas Eu tiver eu lhes darei. Maus pastores, num dia de sombra, não cuidaram e o rebanho se perdeu. Vou sair pelo campo, reunir o que é meu, conduzir e salvar. Verdes prados e belas montanhas hão de ver o pastor, rebanho atrás. Junto a mim as ovelhas terão muita paz, Poderão descansar.

9. Bênção para os dias de todo o Tempo Pascal =>

Deus, que pela ressurreição do seu Filho único nos deu a graça da Redenção e nos adotou como filhas e filhos, nos conceda a alegria de sua bênção. Amém! => Aquele que, por sua morte, nos deu a eterna liberdade, nos conceda, por sua graça, a herança eterna. Amém! => E, vivendo agora retamente, possamos estar ainda mais em comunhão com o Senhor, com todos os irmãos e irmãs e com todas as criaturas do Universo. Amém! Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém! Aleluia!

ORAÇÃO DO MEIO-DIA

Sinal da Cruz: em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Aleluia! Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia, pois o Senhor que merecestes trazer em vosso seio, aleluia, ressuscitou, como disse: aleluia; rogai a Deus por nós, aleluia! Oremos: Ó Deus, / que vos dignastes alegrar o mundo pela ressurreição do vosso Filho, / Nosso Senhor Jesus Cristo, / fazei, por intercessão da Virgem Maria, / sua Mãe Santíssima, / que sejamos admitidos às alegrias da vida eterna. / Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. / Amém. Aleluia! Sinal da Cruz: em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Aleluia!

Para quem for rezar o terço: hoje, segunda-feira, Mistérios Gozosos:

 1º Mistério: A Encarnação do Filho de Deus  2º Mistério: A visita de Maria a Isabel  3º Mistério: O nascimento de Jesus  4º Mistério: Apresentação do Senhor Jesus no Templo de Jerusalém  5º Mistério: A perda do Menino Jesus e o encontro no Templo


Deixe um comentário