ORAÇÃO DO DIA – 10 DE MAIO – 5o Domingo da Páscoa

ORAÇÃO DO DIA
10 de maio – 5o Domingo da Páscoa

Queridas irmãs, queridos irmãos: bom dia! Hoje, em todo Brasil, comemora- se o Dia das Mães. Como no dia de ontem e antes de ontem o Evangelho do dia foi o mesmo deste 5o Domingo da Páscoa (João 14, 1-12), a nossa oração de hoje terá como conteúdo as mães e a Mãe de Jesus, Maria, Nossa Senhora, a

Mãe de todas as mães. Hoje, também, é o último dia que lhes enviamos a Oração. É claro que continuaremos rezando, pois a oração é como que o ar para a nossa respiração; apenas não teremos estes roteiros. No final, vamos explicar como faremos.
Hoje, não pode faltar para a oração, uma imagem ou estampa de Nossa Senhora. Então, diante do Senhor e de sua Mãe Maria, que sempre nos ouvem, vamos rezar:

1. Sinal da Cruz: em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Aleluia!

2. Um fato da vida para meditar

“Júlia, era uma jovem freira, que foi morar na periferia de uma grande cidade. Começou a visitar as famílias e a participar dos movimentos e pastorais do bairro. Havia um grupo de mulheres que se reunia, todos os dias, para rezar o terço. Depois de participar algum tempo com elas, Júlia sugeriu alguma coisa a mais. Começou a ler textos do Evangelho sobre Maria e a refletir com as mulheres, como se fosse um círculo bíblico. Falava que Maria era uma mulher do povo, simples e pobre como elas, mãe e membro do povo de Deus. E também uma mulher corajosa, decidida, com consciência social, que lutou junto com Jesus em defesa dos pobres, os preferidos no Reino de Deus.

Certo dia, Irmã Júlia foi visitar dona Mariana, uma das animadoras da comunidade, que estava com uma filha doente. Enquanto lavava a roupa, dona Mariana disse à Júlia: ‘Irmã, eu gosto muito de que você participe com a gente do terço. Mas eu prefiro a minha Maria’. Irmã Júlia não entendeu nada. Então, dona Mariana lhe explicou: ‘A sua Maria é parecida demais com a gente. Não me ajuda a aguentar a minha vida tão dura e sofrida. Quando os meninos estão doentes, ou o marido chega bêbado em casa, ou falta dinheiro até para pagar a água e a luz, eu rezo para Nossa Senhora, a minha mãezinha do céu. Então, eu sinto uma força imensa. É como se ela me carregasse no colo. E assim vou levando a vida, até quando Deus quiser’.

Irmã Júlia voltou para casa pensativa. Como ajudar as mulheres da comunidade, tão devotas de Nossa Senhora, a conhecer Maria de Nazaré? E como mostrar-lhes que a “Maria do Céu” é a mesma “Maria da Terra”? Então, a Irmã Júlia se lembrou de uma música popular que diz:

‘Maria, Maria é o dom, uma certa magia, uma força que nos alerta. Uma mulher que merece viver e amar, como outra qualquer do planeta. Maria, Maria é o som, é a cor, é o suor, é a dose mais forte, lenta,
de uma gente que ri, quando deve chorar,
e não vive, apenas aguenta.
Mas é preciso ter graça, é preciso ter garra, é preciso ter gana sempre. Quem traz no corpo essa marca, Maria, mistura a dor e a alegria,
e possui a estranha mania de ter fé na vida’.

Então, a Irmã Júlia começou a se perguntar se essa música falava de dona Mariana ou de Maria de Nazaré, a Mãe de Jesus. E ficou emocionada quando percebeu que era das duas. Faltava só reconhecer que a luta de cada dia de dona Mariana é tão divina, porque semelhante à vida de Maria, a Mãe de Jesus. No fundo, existe a mesma fé, a busca de servir a Deus e de acreditar no bem. Se Maria hoje está junto de Deus, é porque passou pelo caminho que nós estamos fazendo hoje…”

( silêncio para meditar este fato da vida… )

 Após o silêncio, o que mais lhe chamou a atenção neste fato? (tempo para meditar e partilhar…)

 Quem é Maria para você(s)?
(tempo para meditar e partilhar…)

3. Evangelho: Mateus 12, 46-50 => No Reino de Deus, todos e todas são irmãos e irmãs… [ após a leitura do Evangelho, silêncio para meditar a Palavra da Salvação ]

4. Preces

=> Por nossas mães tão queridas. Ouvi-nos, Senhor!
=> Por todas as mães vivas e falecidas do mundo inteiro. Ouvi-nos, Senhor!
=> Pelas pessoas que não conheceram suas mães. Ouvi-nos, Senhor!
=> Por todas as mães que perderam seus filhos e filhas nesta pandemia. Ouvi-nos, Senhor!
=> Por todos os filhos e filhas que perderam suas mães nesta pandemia. Ouvi-nos, Senhor!
=> Pelas mães que trabalham numa tríplice jornada: no lar, fora de casa e ajudam nas comunidades. Ouvi-nos, Senhor!
=> Pelas mães que vivem abandonadas, encarceradas, nas zonas de prostituição ou que têm seus filhos e filhas nas prisões. Ouvi-nos, Senhor!
=> Pelas mães refugiadas, sem teto e sem pão. Ouvi-nos, Senhor!
=> Pelas mães enfermeiras, médicas, que estão trabalhando exaustivamente diante da pandemia do novo Coronavírus. Ouvi-nos, Senhor!
=> Pelas gestantes. Ouvi-nos, Senhor!

( tempo para apresentar a Deus outras preces… )

5. Pai Nosso… Ave Maria… Glória…

6. Oração especial por todas as mães

Obrigada, Maria, Mãe de Jesus, nosso Senhor e Salvador.
Nós te agradecemos por teres ensinado Jesus a andar, a falar, a caminhar e, especialmente, a amar.
Tu, mãe e educadora do Filho de Deus encarnado,
Jesus de Nazaré.
O teu olhar amoroso de mãe, o teu sorriso, o teu colo e a tua presença de qualidade marcaram a personalidade e a missão de Jesus.
Obrigada, porque também aprendeste a ser mãe, amando sem reter o teu Filho. Ensina-nos a viver os traços da maternidade como o afeto, a ternura, o cuidado
e a intuição, especialmente em tempos de tanta insegurança,
sofrimento e dor. Amém.

7. Oração neste tempo de pandemia

Ó Deus, / Fonte de vida e princípio do bem viver. / Neste momento de sofrimentos e dificuldades, / inspirai-nos palavras e ações, / para confortar as pessoas vítimas dos males que atingem a nossa Terra. / Iluminai os pesquisadores, cientistas e técnicos, / para que descubram caminhos de cura e superação de tantas enfermidades. / Despertai, Senhor, / por vossa graça e misericórdia, / uma nova humanidade, / em meio a tantas graves tribulações, / resplandecendo “um novo céu e uma nova terra”. / Amém.

8. Bênção

Hoje, especialmente, vamos pedir a bênção de Deus sobre nós, com a proteção querida e materna da Virgem Maria (pode ser rezada ou cantada):

Dai-nos a bênção, ó Mãe querida,

Nossa Senhora Aparecida! (bis) Sob esse manto / do azul do céu,

guardai-nos sempre / no amor de Deus.

Eu me consagro / ao vosso amor, ó Mãe querida / do Salvador.

Sois nossa vida, / sois nossa luz, ó Mãe querida, / do nosso Jesus!

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém! Aleluia! Aleluia!

AGRADECIMENTOS:
Agradecemos a Deus por todas as pessoas que rezaram unidas,

desde o mês de março, por meio das redes sociais, as orações que lhes enviamos diariamente. Evidentemente, continuaremos, mesmo à distância, muito unidos e unidas em oração. Agradecemos à Rosa Lúcia, que, também, no início de cada dia, propiciou o envio das orações a todo grupo. Maria, a Mãe de Jesus, que O gerou e a que melhor O comunicou ao mundo, continue sempre nos fortalecendo, junto a seu amado Filho e nosso Senhor Jesus Cristo. Um abraço fraterno e amigo, Pe. Cláudio.

L E M B R E T E:

Aguardem, no grupo, um comunicado, esta semana, de uma mensagem semanal, que enviaremos a todas e a todos vocês, para ser meditada.

ORAÇÃO DO MEIO-DIA

Sinal da Cruz: em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Aleluia!

Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia,
pois o Senhor que merecestes trazer em vosso seio, aleluia, ressuscitou, como disse: aleluia;
rogai a Deus por nós, aleluia!

Oremos:

/ Sinal da Cruz: em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Aleluia!

Para quem for rezar o terço: hoje, 5o Domingo da Páscoa, Mistérios Gloriosos:

 1o Mistério: A Ressurreição do Senhor
 2o Mistério: A Ascensão do Senhor
 3o Mistério: A vinda do Espírito Santo
 4o Mistério: A Assunção de Maria aos Céus  5o Mistério: A Coroação de Nossa Senhora


Deixe um comentário