Oração do Dia – 25 de abril – Sábado

25 de abril – sábado

Irmãs e irmãos em Jesus Cristo ressuscitado, Nosso Senhor! Ontem tivemos um dia muito difícil para a história da Brasil. A situação da pandemia, como estamos vendo, tem se agravado. Ontem foram 357 mortos a mais, em um só dia, totalizando 3.670 mortos; e chegamos a 52.995 pessoas, no Brasil, confirmadas com o novo Coronavírus. No entanto, o que mais se destacou dos acontecimentos, foi a demissão do Diretor Geral da Polícia Federal do Brasil, o pedido de demissão do Ministro da Justiça e Segurança Pública e, quase no final da tarde, o pronunciamento do Presidente da República. Tudo isso faz parte da nossa vida como cidadãs e cidadãos, seja de que lado estamos do mundo da política. E tudo o que faz parte da vida, merece nossa atenção, cuidado e oração. Portanto, na oração de hoje, continuemos rezando por todos esses acontecimentos. Que Deus nos dê a luz da verdade, da sabedoria e do bem.

1. Sinal da Cruz: em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

2. Cântico do Profeta Daniel 3 (alguns versículos) (rezado):

Antífona: Que os povos da Terra aprendam de nós
                    vosso amor, aleluia!
Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais.
Louvor e glória ao vosso nome para sempre!
Porque em tudo o que fizestes vós sois justo,
reto no agir e no julgar sois verdadeiro.
Sim, pecamos afastando-nos de vós,
agimos mal em tudo aquilo que fizemos.
Não nos deixeis eternamente, vos pedimos,
por vosso nome: não rompais vossa Aliança!
Senhor Deus, não nos tireis vosso favor,
Por Abraão, o vosso amigo, por Isaac,
o vosso servo, e por Jacó, o vosso santo!
Pois a eles prometestes descendência
numerosa como os astros que há nos céus,
incontável como a areia que há nas praias.
Eis, Senhor, mais reduzidos nós estamos
do que todas as nações que nos rodeiam;
por nossos crimes nos humilham em toda a Terra!
Já não temos mais nem chefe nem profeta;
não há mais nem oblações nem holocaustos,
não há lugar de oferecer-vos as primícias,
que nos façam alcançar misericórdia!
Mas aceitai o nosso espírito abatido,
e recebei o nosso ânimo arrependido
como holocaustos de cordeiros e de touros.
Assim, hoje, nossa oferta vos agrade,
pois não serão, de modo algum, envergonhados
os que põem a esperança em vós, Senhor!
De coração vos seguiremos desde agora,
com respeito procurando a vossa face!

Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo,
como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia!


Antífona: Que os povos da Terra aprendam de nós
                    vosso amor, aleluia!


3. Hoje: dia de Festa

Hoje é dia de São Marcos Evangelista. Toda vez que se comemora um apóstolo e/ou um evangelista, a Igreja considera dia de festa.

Na ordem em que os evangelhos estão colocados na Bíblia, embora o de Marcos está após o de Mateus, no entanto, foi o primeiro, dentre os quatro, a ser escrito. “O seu nome era João Marcos e pertencia a uma família de Jerusalém, que colocou a sua casa à disposição dos primeiros cristãos. Possivelmente, essa casa foi aberta a Jesus Cristo e seus apóstolos e serviu de ambiente para a última Ceia. Marcos acompanhou Paulo em sua primeira viagem missionária, mas parece não haver participado do entusiasmo de Paulo; retornou sozinho a Jerusalém. A seu respeito deu-se viva discussão entre Paulo e Barnabé, por ocasião da segundo viagem de Paulo. Marcos era primo de Barnabé. Marcos acompanhou depois Pedro a Roma, de quem foi seu discípulo; pôs-se a seu serviço durante a prisão do chefe dos apóstolos; e, enfim, colocou-se de novo à disposição de Paulo durante a prisão deste”.

Marcos, no Evangelho que escreveu, responde a uma pergunta que se coloca ainda hoje para apresentar Jesus ao mundo: “Quem é Jesus?” Ele tenta dar sua resposta, bem no primeiro versículo do primeiro capítulo. Confira. Marcos nos apresenta Jesus de maneira muito simples, prática e concreta, através da experiência de seus discípulos e apóstolos. Jesus é o homem da prática libertadora: Ele cura, perdoa, tira das pessoas todos os males e o que as aliena, ou seja, tudo aquilo que tira as pessoas da realidade, e que Marcos se refere como demônio. Revela-nos, também, que há oposições no grupo dos discípulos de Jesus e muitas outras oposições que o Senhor vai enfrentando durante toda a vida. Marcos é o evangelista que põe em maior relevo a traição de Judas e de Pedro. O Evangelho escrito por ele era como um pequenino livrinho de catequese para as pessoas que queriam conhecer quem era Jesus. É o menor dos quatro Evangelhos; tem apenas 16 capítulos.

O Evangelho que escreveu, como dissemos, foi o primeiro a ser escrito, mais ou menos uns 40 anos após a morte e ressurreição de Jesus. Conforme a tradição da Igreja, Marcos dirigiu-se em Missão à Alexandria do Egito e foi o primeiro bispo desta grande cidade, onde morreu como mártir. Um escrito do século IV, Atas de Marcos, dizem que ele foi acorrentado e arrastado pelas ruas da cidade; foi depois lançado na prisão e torturado. Seu corpo, entregue às chamas, foi salvo em extremo pelos fiéis. No ano 828, os restos mortais do evangelista teriam sido roubados e levados para Veneza, no nordeste da Itália, que elevou em sua honra a esplêndida basílica, construída durante 95 anos, na praça que tem o seu nome, a famosa Praça de São Marcos.

4. Evangelho deste dia de sábado – Marcos 16, 15-20: embora o Evangelho de hoje, ao ser proclamado na Liturgia, nos pede dos versículos 15 a 20, vamos ler o trecho dos versículos 9 até o final do Evangelho, em que fala das aparições de Jesus ressuscitado e a missão que Ele deixa aos seus discípulos e discípulas.

[ após a leitura do Evangelho, silêncio para meditar a Palavra da Salvação ]

Depois do silêncio, se você estiver só ou com mais pessoas de sua casa, vamos conversar:

O que Jesus quis dizer com estes 5 gestos tão difíceis, como que impossíveis de se realizar? => expulsar demônio, falar novas línguas, pegar em serpentes, beber veneno mortífero e nada acontecer, impor as mãos sobre enfermos e estes ficarem curados?

[ conversar sobre a pergunta ]

Breve conclusão: o final deste Evangelho nos revela que, se vivemos sem fé, é como estar sob o domínio de espíritos maus, de coração duro. Os discípulos não estavam acreditando naqueles que fizeram a experiência de Jesus ressuscitado. “Jesus lhes censurou a incredulidade e a dureza de coração”. Crer em Jesus ressuscitado, vencedor de todo tipo de morte e de tudo o que destrói a vida, é ter coragem, ter a força da vida que vem de Jesus, que supera todo tipo de obstáculo. É como a gente pegar em serpente e nada de mal acontecer; é transformar dor em alegria e prazer, doença em vida! Nada é contrário ao amor salvador de Deus! Veneno algum trará a morte! É um trecho de rico simbolismo.

Quem crê => tem a força de Jesus => e assim é enviado em missão: “Vão pelo mundo inteiro e anunciem o Evangelho a todas as criaturas”. “E saíram a anunciar por toda parte, agindo com eles o Senhor, e confirmando a Palavra por meios dos sinais que a acompanhavam”.

5. Pai Nosso… Ave Maria… Glória…

6. Oração neste tempo de pandemia

Ó Deus, / Fonte de vida e princípio do bem viver. / Neste momento de sofrimentos e dificuldades, / inspirai-nos palavras e ações, / para confortar as pessoas vítimas dos males que atingem a nossa Terra. / Iluminai os pesquisadores, cientistas e técnicos, / para que descubram caminhos de cura e superação de tantas enfermidades. / Despertai, Senhor, / por vossa graça e misericórdia, / uma nova humanidade, / em meio a tantas graves tribulações, / resplandecendo “um novo céu e uma nova terra”. / Amém.


7. Canto:
recordamos que sempre aos sábados, especialmente, a Igreja permanece com Maria, a Mãe de Jesus. Com ela e com toda Igreja, cantemos, então (ou pode ser rezado):

Maria, Mãe dos caminhantes,

ensina-nos a caminhar,

nós somos todos viajantes,

mas é difícil sempre andar.

Fizeste longa caminhada

para servir a Isabel,

sabendo-te de Deus morada,

após teu sim a Gabriel.

Depois de dura caminhada

para a cidade de Belém,

não encontraste lá pousada,

mandaram-te passar além.

Com fé fizeste a caminhada,

Levando ao templo teu Jesus.

Mas lá ouviste da espada,

da longa estrada para cruz.


8. Bênção para os dias de todo o Tempo Pascal:

=> Deus, que pela ressurreição do seu Filho único nos deu a graça da Redenção e nos adotou como filhas e filhos, nos conceda a alegria de sua bênção. Amém!

=> Aquele que, por sua morte, nos deu a eterna liberdade, nos conceda, por sua graça, a herança eterna. Amém!

=> E, vivendo agora retamente, possamos estar ainda mais em comunhão com o Senhor, com todos os irmãos e irmãs e com todas as criaturas do Universo. Amém!

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém! Aleluia! Aleluia!

L E M B R E T E:

  •  Em mais este domingo, conforme pedido e orientação das autoridades de saúde e dos Bispos do Brasil, estaremos celebrando a Eucaristia, ainda de forma reservada, às 08:00 horas. A Missa acontecerá na Comunidade São João Batista, com uma pessoa de cada Comunidade, transmitida ao vivo pela Rádio Fé e Luz e pelo Facebook da Paróquia. Acompanhem!

Deixe um comentário