Vida consagrada – Mês vocacional

Nesta terceira semana do mês vocacional a Igreja destaca a vocação da vida consagrada: monges e monjas, os religiosos e religiosas, das ordens, congregações e institutos religiosos. Em nossa Paróquia temos a alegria de contar com duas congregações religiosas femininas: as Irmãs do Bom Pastor e as Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração, que se dedicam, com muito amor, principalmente a educação das crianças mais carentes de nossos bairros.

Dom Adelar Baruffi explica sobre este chamado à vocação de consagrado e consagrada de nossos irmãos e irmãs:

“A vida consagrada é uma doação total de si a Cristo, a partir da inspiração de um carisma de um fundador ou fundadora. Está ligado ao batismo, mas com o propósito de uma vivência radical, testemunham através dos votos de pobreza, castidade e obediência, que somente Deus pode preencher a vida de sentido e de alegria. “Só Deus basta”, disse Santa Teresa de Ávila. “É um caminho de especial seguimento de Cristo, para dedicar-se a Ele com coração indiviso e colocar-se, como Ele, a serviço de Deus e da humanidade, assumindo a forma de vida que Cristo escolheu para vir a este mundo: vida virginal, pobre e obediente” (Documento de Aparecida, n. 216). Embora muitos exerçam atividades profissionais, sentem-se chamados por Deus e escolheram este caminho como seguidores de Cristo, para se dedicarem a Ele com generosidade. O consagrado não busca em primeiro lugar sua autorrealização ou o sucesso profissional. Tem o sentido de sua vida fora de si, em Cristo. Como disse o Profeta Jeremias, é alguém “seduzido” por Deus: “Seduziste-me, Senhor, e eu me deixei seduzir, foste mais forte do que eu e prevaleceste” (Jr 20,7). São homens e mulheres com grandes ideais, que não se contentam com a superficialidade de uma vida medíocre, mas, por sentirem o coração arder por Deus, em seu nome doam a vida pelo bem da humanidade. Deixam tudo para estar com Cristo e colocar-se a serviço de Deus e dos irmãos.” CNBB

 

Damos Graças ao nosso Deus pelo dom da vida e pelo sim de cada irmão e irmã que doam integralmente suas vidas à Deus, aos irmãos e irmãs que buscam o amor de Cristo, em especial, pela vida de nossas irmãs do Bom Pastor e as Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração.


Deixe um comentário